Unidade I - Rua Argentina, 942 - Tel. (17) 3223-0404 e (17) 3224-0942 | Unidade II - Rua Pedro de Carvalho, 130 - Tel: (17) 3223-0050

Colégio CERP - Ensino Fundamental e Médio

Ensino Fundamental e Médio

Siga-nos nas redes sociais

Portal do Aluno

Portal do Professor

OLIMPÍADAS RIO 2016 - 1º e 2º anos

Projetos

- Postado em 03/11/2016

Professores responsáveis: Gisele, Patricia e Elisângela

OLIMPÍADAS RIO 2016 - 1º e 2º anos

Este ano o Colégio CERP abordou como tema central para o projeto anual, os jogos olímpicos que aconteceram em nosso país, na cidade do Rio de Janeiro.

O tema foi capaz de gerar oportunidades para desenvolvermos aulas mais atrativas e contextualizadas, proporcionando assim uma maior participação do aluno. Além disso, historicamente é sabido que a prática esportiva é estimulante e ótima motivadora para aquisição de hábitos saudáveis. Portanto, é nosso papel direcionar os educandos para uma prática desportiva que venha favorecer a melhoria da qualidade de vida. Utilizaremos esse projeto para trabalhar também o aspecto solidário, abordando as paralimpíadas

Cada sala fez a escolha de um subtema relacionado a este evento.

Os alunos dos primeiros e segundos anos escolheram trabalhar com os mascotes olímpico e paralímpico. Realizaram pesquisas na internet para descobrir como foi a escolha de cada um dos mascotes e seus significados.

Deliraram ao saber que o mascote olímpico foi uma mistura “animal” de todos os bichos brasileiros e o mascote paraolímpico foi uma criatura mágica, mistura de todas as plantas das florestas brasileiras.

Também criaram um lindo painel, ilustrando nossos adoráveis mascotes. Ficaram lindos!

 

            Já os alunos dos terceiros anos, trabalharam um dos mais importantes símbolos, os anéis olímpicos.  

 

Puderam descobrir que os cinco aros interligados que compõem o estandarte possuem cores diferentes, cada uma representando um continente: azul, a Europa; amarelo, a Ásia; preto, a África; verde, a Oceania e vermelho, as Américas.

Foi através das pesquisas que, passaram a entender que os anéis entrelaçam-se para dar voz a valores como o universalismo e o humanismo.

Nossos alunos compreenderam que os aros que compõem a bandeira são de cores diferentes para representar o respeito às diversidades de todas as nações e contrastam com o fundo branco, que representa a paz entre os continentes. Eles fizeram relação com o dia-a-dia, dentro do colégio, com as demais salas, como se cada uma também representasse um aro e juntos, trabalhamos pelo respeito e a paz entre todos os alunos.

Para os alunos dos quartos anos, a missão foi desenvolver um trabalho com materiais recicláveis, onde deveriam usar toda a sua criatividade para confeccionar uma réplica da tocha olímpica.

Antes de iniciar a criação, fizeram várias pesquisas para com o intuito de ampliar o conhecimento sobre este mais antigo símbolo das olimpíadas e fazer a ligação histórica entre os jogos realizados na Grécia Antiga e os disputados na Era Moderna. Descobriram que o fogo sagrado, tido como elemento purificador, era usado pelos gregos em frente aos seus principais templos, com o Santuário de Olímpia, que recebia as competições esportivas.

Entenderam que o acendimento da chama é feito com a luz solar por meio da “skaphia”, uma espécie de espelho côncavo que agrega os raios do sol em um só ponto, provocando combustão e que esta tradição para acender a tocha ainda é mantida e é realizada meses antes do início dos jogos, em frente ao Templo de Hera, por onze mulheres caracterizadas como sacerdotisas.

 

Da mesma forma que, atualmente, todas as sedes das olimpíadas desenvolve um “design” próprio para a tocha, levando em conta suas características culturais. Os alunos assim fizeram cada uma com um “design” próprio. O interessante foi que, um dos alunos, aprofundou-se em suas pesquisas e realizou a reprodução da tocha olímpica de 1952. Ao apresentar seu trabalho, ficou nítido aos demais alunos o encantamento dele por este assunto.

Já os alunos dos quintos anos aprofundaram-se mais nas pesquisas sobre os países participantes deste evento, suas capitais e localização geográfica. Fizeram relação do país a sua localidade no mapa- mundi e para finalizarmos, criaram representações da bandeira de cada país, através de desenhos.

Uma das alunas relatou aos amigos de sala, que até seus pais se empolgaram na pesquisa e realização do trabalho, que colocaram “as mãos na massa” e juntos, criaram suas bandeiras com uma técnica artística diferenciada, que deixou suas bandeiras um verdadeiro charme.

 

Para finalizarmos o projeto, foi marcado um dia em que os alunos foram reunidos em sala para apresentar seus trabalhos. Este momento foi iniciado com a apresentação das tochas olímpicas, onde cada aluno fez um pequeno percurso com a sua criação, recebendo os aplausos dos demais amigos. Seguindo, tivemos a demonstração dos mascotes e dos anéis olímpicos e encerrando, fizeram uma visita a exposição das bandeiras dos países participantes do evento.

Foi num verdadeiro sucesso!!!

Parabéns aos nossos artistas olímpicos! 

Voltar

Ensino Fundamental I em Sâo José do Rio Preto

Ensino Fundamental I

O Colégio CERP tem como meta primordial despertar o encanto do aluno pelo conhecimento...

Saiba mais

Ensino Fundamental II em Sâo José do Rio Preto

Ensino Fundamental II

A aprendizagem depende da motivação, do interesse e da necessidade do aluno...

Saiba mais

Ensino Médio em Sâo José do Rio Preto

Ensino Médio

O Ensino Médio tem como objetivo criar no aluno uma postura mais segura em relação as suas escolhas...

Saiba mais

O grande diferencial CERP

A educação no CERP baseia-se na humanização, na responsabilidade, na democracia, na criatividade, no espírito crítico e na autonomia. Esses fatores são fundamentais à formação de cidadãos inovadores, solidários e comprometidos com o bem comum.

No CERP, o aluno possui "luz própria" e pode desenvolver livremente o seu potencial, mas também é orientado para suas responsabilidades. É importante que ele compreenda que há normas a serem seguidas no Colégio e na sociedade e, assim, prepare-se para superar os desafios que surgirão em toda a sua vida.

Os professores são a "alma" do colégio. Eles devem ser criativos e entusiasmados. Também devem ser capazes de ensinar, de ouvir, de motivar e, principalmente, de aprender sempre.

A participação da Família é fundamental no processo educacional. Com o auxílio das famílias, o CERP tem convicção de que a construção do conhecimento por parte do aluno se dará de forma completa.

O CERP acredita que o aluno constrói o conhecimento à medida que a instituição de ensino e a família oportunizam um número crescente de experiências e de informações. Os educandos participam de inúmeras atividades que desenvolvem aqueles que são considerados nossos valores mais importantes: coragem, criatividade, honestidade e sabedoria.

Unidade I

Rua Argentina, 942

Tel: (17) 3223-0404 e (17) 3224-0942

Abrir no Google Maps

Unidade II

Rua Pedro de Carvalho, 130

Tel: (17) 3223-0050

Abrir no Google Maps

Fique Sempre Conectado
Contatos

direcao@colegiocerp.com.br

secretaria@colegiocerp.com.br

Cadastre-se

Para receber informativos por e-mail

Siga-nos nas redes sociais